ATITUDES PARA UM VENCEDOR



Como Enfrentar as Dificuldades?



I. COMO ENFRENTAR AS DIFICULDADES

1) AFIRME - Afirme e continue a afirmar até que acredite que, com a ajuda de Deus, você poderá lidar com a dificuldade. (Fp 4.13).

2) NADA DE PÂNICO Não deve haver pânico, pois uma dificuldade jamais pode ser tratada emocionalmente. Mantenha a calma. (Mt 14.22 – 33)

3) ORGANIZE Organize a dificuldade, separe a dificuldade em partes e estude os seus componentes. Novas intuições virão (Mc 6. 30 – 44).

4) PENSE Sempre aplique raciocínios sólidos, razoáveis. (Lc 14. 28 – 32).

5) POR QUE EU? Não pergunte: “Por que eu?” ou sinta que está sendo pressionado quando a dificuldade se apresenta. A vida é assim. Todos têm dificuldades, mais cedo ou mais tarde. (Êx 4. 10 – 13).

6) PACIÊNCIA Pratique a paciência, pois algumas dificuldades não são resolvidas da noite para o dia (Sl 40.1).

7) ACEITAÇÃO – A aceitação é importante. Diga a Deus que, se tiver de conviver com essa dificuldade, irá aceitar a vontade dele e saber que receberá a força necessária. (II Co 12. 7 – 10).

8) APRENDA Veja o que pode aprender com a dificuldade, a fim de poder lidar com um problema parecido em outra ocasião (Jó 5. 17 – 27; 42. 5).

9) MAIOR É DEUS. – Afirme todos os dias: “Deus é maior do que qualquer coisa que possa acontecer-me”. (I Jo 4.4; I Jo 5 .4).

10) ENTREGAR TUDO A DEUS Depois de ter feito tudo o que puder, coloque a dificuldade nas mãos de Deus com a confiança de que Ele mostrará a solução (Sl 37.5).

II. COMO VENCER A PREOCUPAÇÃO

1) HÁBITO - O hábito é uma preocupação que se desenvolve durante um longo período de tempo. Qualquer hábito que a pessoa venha a formar pode ser também posto de lado. O primeiro passo é então abandonar o hábito da preocupação. (Mt 6. 25 – 34).

2) ESTRANGULAR. - Esse é o sentido básico da palavra preocupação: Estrangular ou sufocar. Ela pode aniquilar sua energia e eficácia natural. Não se estrangule com pensamentos preocupantes (Fp 4. 6, 7, 11 – 13).

3) TOLICE. – A preocupação é isso. Uma perda tola de energia mental. Foi estimado que 40% das suas preocupações estão ligadas ao passado, 50% se relacionam com o futuro e 10% com os problemas presentes. 90% da maioria das preocupações nunca acontecem. Você pode lidar com os 8% restantes. (Fp 3. 12 – 14).

4) ESQUEÇA. - Um meio eficaz de deixar de preocupar com erros do passado é tornar-se hábil em esquecer. O passado já passou, portanto, esqueça. Diga todos os dias em voz alta: “Esquecendo-se das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3. 13, 14).

5) DEIXE PARA LÁ. “A essência do gênio é saber o que não tem tanta importância assim”, disse o grande psicólogo e filósofo William James. Quando a pessoa preocupada aprende a não lidar tanto para as coisas, a atenção diminui, a tensão se desintegra, e uma nova atitude pode ser “Deixa pra lá!” Isto é importante para a cura da preocupação. (I Pedro 5. 7).

6) FUTURO. - Deixe de procurar pontos negros no futuro. Espere um futuro cheio de luz, em que Deus protege você. Não se preocupe com o que possa acontecer. Mas crie acontecimentos felizes mediante a fé. (Sl 112. 4; Sl 55.22).

7) IMPERTURBÁVEL. Você não será uma pessoa preocupada se cultivar a atitude da serenidade. Apesar da ansiedade ou o estresse, diga e creia: “Deus está me mantendo calmo e em paz”. (Lc 10.41,42).

8) VAZIA - A mente pode ser esvaziada de tudo. Se você a tiver enchido com pensamentos preocupados, comece agora a esvaziar sua mente desses pensamentos. Um meio de fazer isto é declarar com autoridade: “Estou agora esvaziando minha mente de toda preocupação, ansiedade, medo e insegurança”. (Lc 12. 22 – 32).

9) ABASTECER A mente é constituída de tal forma que não permanece vazia por muito tempo. Ela deve ser cheia com algo positivo, caso contrário os pensamentos negativos da preocupação vão voltar. Pratique, então, deliberadamente todos os dias encher sua mente com pensamentos fortes e sadios. Diga em voz alta: “Deus está agora abastecendo a minha mente com coragem, força, paz e segurança”. (Fp 4. 8, 9).

10) PRESENÇA – Uma das melhores técnicas para a vida corajosa é a prática da presença de Deus. Aprenda, a saber, que Deus está com você cada minuto, dia a noite. Use esta afirmação diariamente: “Deus nunca me deixará. Nunca estou sozinho. A sua presença me protege”. (Is 41.10 – 13).

III. COMO TRANSFORMAR O FRACASSO EM SUCESSO

1) FRACASSO Mantenha o pensamento de que nenhum fracasso é permanente, mas trata-se apenas de um revés temporário numa vida bem sucedida. O fracasso é um incidente que pode ser tecido na tapeçaria das realizações criativas. Lembre-se, o fracasso é realmente temporário (I Co 10.13).

2) ERRO - O fracasso pode ser definido como a maneira errada de fazer algo. Portanto, ele tem os seus elementos vantajosos, mostrando-nos como não devemos proceder. Quando você sabe como algo não deve ser feito, está em melhor posição para aprender como deve ser feito. (Sl 25.12; 32.8)

3) APRENDER Embora você possa aprender com seus fracassos, descobrindo como não deve agir, é possível aprender muito mais eficazmente com os seus sucessos, descobrindo o procedimento correto. (Mt 11. 29; Fp 4. 9, 11)

4) NUNCA Nunca aceite o fracasso. Mantenha o contexto do fracasso fora de seus pensamentos, introduza na mente conceitos de sucesso. (I Co 15.57; II Co 2.14).

5) PENSAR – Lembre-se do cartaz que THOMAS A. EDISON tinha na parede de seu escritório: “Há um meio melhor de fazer isso; descubra qual é”. Como descobri-lo? Mediante disciplina motivada peça oração e pensamentos criativos. (Fp 4.19).

6) DILIGENCIA. – Nenhum sucesso pode ser obtido nesta vida sem diligência. Muito trabalho, aplicado diligentemente, é o “Abre-te sésamo” para as realizações bem-sucedidas. A capacidade de fazer tarefas que exigem trabalho e continuar fazendo é essencial para os resultados de sucesso. (Pv 13. 4; 12. 24).

7) ALVO Todas as pessoas bem-sucessidas tem um alvo. Não se trata de um objetivo vago, indefinido, mas de um alvo específico, claramente definido. Ninguém chega a lugar algum a não ser que saiba a aonde quer ir e o que quer ser ou fazer. Tenha um alvo definido, orientado pela oração. (Fp 3.14).

8) CERTO. Certifique-se de que o seu alvo é correto, pois nada errado jamais se tornará certo. O erro resultada em erro. Só o que é reto resultada em retidão, seja então correto. (Fp 4,8).

9) PEDIR. - Para ter a certeza de que está fazendo com sua vida o que deve ser feito, peça direção a Deus. Em última análise, só a vida dirigida por Deus pode alcançar o verdadeiro sucesso. (Mt 7.7, 8).

10) CAMINHO. - O Caminho seguro para o sucesso é o da oração desinteressada. Adote o pensamento de que deseja fazer o máximo de bem neste mundo e alcançar os melhores valores – não só para si mesmo, mas para todas as pessoas – e irá contribuir com sua experiência total na área da motivação bem-sucedida. (I Jo 5. 14, 15).

IV. COMO SOLUCIONAR UM PROBLEMA

1) SEMPRE. A maneira de solucionar um problema é acreditar que para cada problema contém as sementes da sua própria solução. Você vai encontrar a resposta para o seu problema se pesquisar a fundo o problema em si.

2) CALMA. - Uma premissa básica para resolver um problema é manter-se emocionalmente calmo. O nervosismo pode bloquear o poder do fluxo de pensamentos. Portanto, é importante reduzir o estresse e os elementos de tensão, pois a mente só pode operar com eficiência quando as emoções estão sob controle.

3) REUNIR. Ao lidar com o problema, um procedimento adequado é reunir os fatos imparciais, impessoal e legalmente. Tome uma atitude científica em relação aos elementos do problema.

4) PAPEL. - Coloquem no papel todos os componentes do problema, a fim de que possa vê-los com coerência e ordenadamente. Tal procedimento ajudará a esclarecer seus pensamentos, colocando os diferentes fatores do problema em ordem sistemática. Quando puder ver claramente, terá mais condições de pensar com clareza.

5) FORÇAR. Nunca tente forçar a resposta do problema. Mantenha a mente tranqüila e permita que a solução se apresente naturalmente, tornando-se clara. O perigo em forçar uma resposta é que você pode estar impondo aquilo que deseja em vez daquilo que é correto.

6) ORAÇÃO. Ore intensamente sobre o seu problema. Acredite e afirme que mediante a orientação divina você vai receber discernimento e iluminação mental. A compreensão espiritual produz inevitavelmente a melhor solução possível. (Fp 4,6).

7) CONSELHO. – Precisamos com freqüência de ajuda para um problema. É importante então obter conselhos sábios. Aplique aqui o pensamento contido no Salmo 73.24: “Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás em glória”. Esse conselho de alto nível está repleto de sabedoria.

8) INTUIÇÃO. Os processos mentais possuem uma qualidade sutil que pode ser descrita como intuição, ou sentimento e impressão da coisa certa a fazer.

Este procedimento intuitivo é melhor condicionado pela oração e discernimento espiritual quando tenta pensar os pensamentos de Deus sobre o problema.

9) MEDITAR. – Deixar o problema flutuar livremente em seus pensamentos. Não exerça pressão, tensão ou mesmo imponha um prazo. Permita apenas que ele subsista em atividade mental descontraída. A mente irá produzir a resposta quando necessário.

10) CRIATIVO. Confie no poder criativo de sua mente para obter uma resposta adequada, mediante o processo de pensar, orar e afirmar. Deixe que Deus guie você, usando o método do discernimento, a fim de chegar à solução apropriada para o seu problema.

V. A PREOCUPAÇÃO É COMO A CADEIRA DE BALANÇO: MANTÉM VOCÊ OCUPADA, PORÉM NÃO A LEVA A LUGAR NENHUM.

As pessoas que se preocupam constantemente com cada detalhe de sua vida são como a paciente de um hospital de doentes mentais que permanecia com o ouvido encostado na parede.

O que você está fazendo? – perguntou-lhe a enfermeira, com curiosidade.

Silencio! – Cochichou a mulher, acenando para que a enfermeira também encostasse o ouvido na parede.

A enfermeira concordou e permaneceu ali durante alguns instantes, prestando atenção:

Não estou ouvindo nada – ela disse.

Eu também não – replicou a paciente com a testa franzida. É assim o dia inteiro!

Algumas pessoas se preocupam com o que poderia ser dito. Outras, com o que não foi dito. Algumas se preocupam com o que poderia acontecer. Outras, com o que não aconteceu, mas deveria ter acontecido. Há ainda as que se preocupam com o futuro, ao passo que outras se afligem com as conseqüências de seus atos passados.

Fomos criados para ter uma vida abundante, tanto na mente como no corpo e no espírito. Assim como uma flor, fomos criados para florescer, e não para murchar na videira. Deixe que JESUS tome conta de suas preocupações hoje e aproveite as coisas novas da Vida!

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. (I Pe 5.7)

Mensagem Extraída e Transcrita do Pequeno Devocional de Deus para Mulheres e do Livreto: - Seis Atitudes Para Um Vencedor. (Dr. Norman Vicent Peale, Psicólogo Americano).

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o Conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.

Oséias 4.6





SEBEP – Seminário Bíblico Estudando a Palavra

Venha Estudar Conosco!

Tel. 021 – 3361- 2047 ou 3361-4739

Cel. 9197-5515

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL