AS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ




AS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ


Introdução - Disciplina Espiritual – É Crescer em Cristo.

A disciplina espiritual é essencial para o crescimento e desenvolvimento Cristão.  Embora doloroso no começo, a disciplina espiritual resultante de obediência e fé produz muitas bênçãos (Hb 12.11).  Cada         cristão deve tornar-se disciplinado a fim de crescer espiritualmente.

Disciplina espiritual é um processo contínuo que ajuda o cristão a maturar em Cristo e a conhecer a vontade de Deus. É tanto uma atitude de entrega quanto uma atividade em santidade.  Disciplinas espirituais específicas incluem treinamento pessoal para o estudo da Bíblia, oração, culto, comunhão, serviço ou testemunho, entre outras práticas cristãs.  A busca conscienciosa e criativa dessas disciplinas espirituais deveria ser cultiva ao longo de toda a vida do cristão (Hb 6.11-12). Infelizmente, pouca importância damos às disciplinas da vida Cristã.
Por que as disciplinas da vida cristã são tão importantes? Em que reside o seu mérito?
Estaremos iniciando um Trimestre sobre  “As Disciplinas da Vida Cristã” . Assunto que pouco se dar importância, mas que é mostrado nas Escrituras Sagradas, e é de suma importância para aqueles que querem ter uma vida agradável a Deus.

“Deus não olhará para ti procurando medalhas mas, sim, cicatrizes”  (Hubbard). É outra maneira de dizer que ele não deseja “santos amimados”.  No mundo turbulento de hoje Deus necessita de homens disciplinados:  soldados provados, verdadeiros, e prontos para a batalha.
A disciplina é o que os modernos mais precisam e menos desejam.

Deseja você também triunfar? Não se esqueça das Disciplinas Espirituais. Ande como Jesus andou; torne-se parecido com o seu Senhor.

I.          O QUE SÃO AS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

John Wesley cultivava a piedade, de tal maneira, que os seus colegas, da universidade, apelidaram-no de O metodista. No orar e no estudar a Bíblia, metódico.  Erguendo-se ele como um perfeito exemplo de vida cristã, não lhe foi penoso avivar a Inglaterra no seculo 18. Wesley sabia o quanto são importantes, para o crente, as disciplinas devocionais.  (Tt 1.7,8).

Definição: 

Disciplinas da vida cristã são os exercícios espirituais, prescritos na Bíblia Sagrada, cujo objetivo é proporcionar ao crente uma intimidade singular com o Pai Celeste, constrangendo os que nos cercam a glorificar-lhe o Nome (Hb 12.8).
Num sentido geral,  a auto-disciplina é a capacidade de regular a conduta por princípios e discernimento – e não por impulso, desejo, influência, ou costume social.  Basicamente, é a capacidade de subordinar.

1)                 Elementos das Disciplinas da vida Cristã

De conformidade com a Bíblia, estas são as disciplinas a que se deve submeter-se o crente:
ü   Adoração a Deus,
ü   Leitura diária e sistemática da Bíblia,
ü   Oração,
ü   Serviço,
ü   Mordomia do corpo e dos bens.
ü   Etc. Tem você se dedicado a essas observâncias?
No livro “Disciplinas do homem Cristão” de R. Kent Hugles ele dar uma relação maior de disciplinas para nossa vida.
Nos Relacionamentos:
ü   Disciplina da Pureza
ü   Disciplina no Casamento
ü   Disciplina da Paternidade
ü   Disciplina da Amizade

Na Alma:

ü   Disciplina da Mente
ü   Disciplina da Devoção
ü   Disciplina da Oração
ü   Disciplina do Louvor

No  Caráter:

ü   Disciplina da Integridade
ü   Disciplina da Língua
ü   Disciplina doTrabalho

No Ministério:

ü   Disciplina da Igreja
ü   Disciplina da Liderança
ü   Disciplina da Contribuição
ü   Disciplina doTestemunho
ü   Disciplina do Ministério.

Enfim,  a  Disciplina Cristã,  ela deve estar em todas  as áreas de nossa vida.  Para inteirar-se melhor do assunto, leia o livro “Disciplinas do Homem Cristão” (R. Kent Hughes), e “Disciplinas da Mulher Cristã”  (Bárbara Hughes) e também: “Disciplinas da Família Cristã” (Kent & Bárbara Hughes).

II.          SÍMBOLOS DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

Há pelo menos três figuras  que salientam as disciplinas da vida cristã:
·              O soldado,
·              O atleta,
·              O agricultor.
Sem exercício, perseverança e sacrifício pessoal, jamais seremos bem-sucedidos quer no campo de batalha, quer nas competições públicas ou no amanho da terra. (Pv 23.23).

A Disciplina do Soldado: 

O que significa ser bom soldado de Jesus Cristo?

a)          Em primeiro lugar,  precisamos ser alistados no seu exército. No batismo nas águas, publicamente toma o juramento de fidelidade ao seu Comandante e veste, por assim dizer, o uniforme do soldado cristão.
               Qual é a bandeira sob a qual nos alistamos? A Cruz!

b)          O Soldado Precisa Treinar e Ensaiar. Um bom soldado cristão não se faz num só dia. Requer exercício com a oração, exercício com a espada (Ef 6.17) e exercício em marchar – andar em amor, em luz, em espírito e nas pegadas de Jesus.

c)            O Bom Soldado Deve Servir de Bom Grado. Um voluntário vale  por muitos homens constrangidos.

d)          A Obediência Implícita é Requerida de um Bom Soldado.           O único padrão de dever do soldado é a vontade do Comandante.  Essa absoluta submissão é coisa nobre. A mais alta liberdade vem quando voluntariamente submetemos as nossas vontades à vontade de Deus.

e)           Do soldado Exige-se a heróica Tolerância das dificuldades.  O serviço militar exige sacrifício próprio, a resistência, a vigilância e a oposição organizada contra um inimigo incansável.  Tal é a vida cristã.

f)             O soldado deve estar desligado de outros problemas.  “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida”. v 4.

A Disciplina do Atleta

No tempo de Paulo, eram os atletas mais do que disciplinados, para a conquista de uma coroa de louro... imagine!! (2 Tm 2.5; I Co 9.25). Empenhavam-se além de suas forças; perseguiam o impossível.

Um atleta  deve limitar legitimamente; caso contrário ele perderá o prêmio.  As recompensas para o serviço cristão dependem da fidelidade. (Ver I Co 3.10-15).

A Disciplina do Agricultor

A agricultura é a mais antiga das ciências. O lavrador que trabalha deve primeiro arar a terra antes de colher, e se o fizer, ele receberá a recompensa de uma colheita abundante. Aquele que trabalha duro no campo de Deus receberá a recompensa adequada.

§    I Tm 2. 3 – “sofre ... aflições.  O ministro do evangelho que permance leal a Cristo e ao evangelho, será conclamado a suportar adversidade (1.8;2.9; 2 Co 11.23 - 29). Como o soldado, o crente precisa estar disposto a enfrentar dificuldades e sofrimentos, e a lutar espiritualmente com total dedicação ao seu Senhor (Ef 6.10-18). Como faz o atleta, o crente precisa estar disposto à renúncia, e a viver uma vida cristã de rígida disciplina (v.5).  Como o agricultor, deve assumir o compromisso de trabalhar arduamente, e isso em horários prolongados (v.6).

III.          A EFICÁCIA DAS DISCIPLINAS DA VIDA CRISTÃ

1)            As Disciplinas da Vida Cristã são Eficazes Contra o Pecado.  (Dn 1.8). Você é  suficientemente forte para dizer não ao pecado, como fez Daniel ainda bem jovem?

2)          As Disciplinas da Vida Cristã são Eficazes no Serviço Cristão.  Paulo foi um dos Apóstolo mais disciplinado que Jesus já teve. Em apenas 14 anos aproximadamente, ele avançou com o Cristianismo de Antioquia até Roma.


Conclusão

A Vida Cristã é séria,  desafiante e exigente. Não é como um piquenique glorificado ou um desfile de modas; mas, sim, como um campo de batalha.  O nosso Capitão é o Redentor do mundo, que “não agradou a Si mesmo”.  Sejamos Seus discípulos.  Sem este espírito de sinceridade e consagração,  que traduz  paixão pela causa do Reino, os nossos esforços em nos tornarmos pessoas disciplinadas serão inúteis.  Mas com este espírito, a nossa disciplina encontrará o seu propósito cristão e a plena realização. 

                               Que Deus, em Cristo nos abençoe!


MARIA VALDA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL