MULHER! É TEMPO DE EDIFICAR O TEU ALTAR AO SENHOR



Gênesis 12. 7

Introdução: -

I.               Qual o Motivo de Erguer Altares ao Senhor? - [Falar sobre os altares dos homens de Deus no Velho Testamento]

1)          Caim e Abel [Gn 4. 3 – 5]. Os primeiros na Bíblia a serem mencionados oferecendo oferta [no altar] ao Senhor. Abel: Deus aceitou sua oferta e o elogiou. Caim escolheu sua própria oferta, que foi rejeitada por Deus. Abel também incluiu parte de “gordura”, que, juntamente com a referência a “primícias”, indicam que Abel ofereceu o que possuía de melhor. Por outro lado, Caim apresentou sua oferta “no fim de uns tempos” ou simplesmente porque era época de dar ofertas. Deus exige que suas ordens sejam cumpridas do modo como Ele quer. Os rituais, em si, nunca satisfazem a Deus e lhe é abominação.

2)          Noé – [Gn 8. 20] Noé é o primeiro mencionado nas Escrituras. Recebeu a incumbência de repovoar a Terra recriada. Sua primeira atitude foi cultuar a Deus. O sacrifício de Noé foi uma oferta queimada, na qual o animal inteiro foi consumado. Esta oferta simbolizava a consagração completa do adorador a Deus [Lv 1. 4]. Deus recebeu sua oferta, foi “aroma agradável a Deus”.

3)          Abraão, Isaque e Jacó. – Observamos que eles levantaram altares quase que continuamente, tendo cada um deles sua motivação espiritual. Sob o ponto de vista espiritual, o altar representa lugar de sacrifício. Abraão é o homem que mais levanta altares a Deus. [Gn 12.7, 8;  26. 25; 33. 20].

4)          Moisés [Êxodo 20. 24 – 26]. Deus deu ordem de construir um Altar para Ele. E neste Altar as ofertas seriam queimadas totalmente. Isto significava uma dedicação completa do sacrifício. De Moisés até Jesus se tornou obrigatório um altar de sacrifício, porque estaria apontado para o verdadeiro sacrifício de Jesus Cristo, o Antítipo. – O perfeito sacrifício.

5)          Eu quero indicar três diferenças entre o sacrifício perfeito e os sacrifícios imperfeitos.  Se houve dois tipos de sacrifícios, é preciso que mostremos quais, ou algumas das diferenças.

a.           A primeira diferença é que o sacrifício imperfeito dependia do homem ele era apresentado sobre um altar de terra ou de pedra, ou às vezes de cobre.
Já o sacrifício perfeito que foi o do nosso Salvador Jesus, foi apresentado sobre um altar de madeira, e este altar foi a Cruz do Calvário; ali foi feito o sacrifício perfeito.

b.          A segunda diferença fundamental que houve entre os dois altares e os dois sacrifícios é que a vítima era levada pela mão de alguém, e no Sacrifício Perfeito a vítima foi por seus próprios pés, pela Sua própria vontade e colocou-se sobre o altar.

c.           E a terceira diferença é que no sacrifício imperfeito a vitima era colocada sobre o altar e posto o fogo para queimá-la, a vítima já estava morta, ela não sentia o efeito do fogo, ela não sentia calor, ela não sentia nada, pois estava sem vida e no sacrifício Perfeito a vítima foi colocada sobre o Altar, à vítima colocou-se sobre o Altar viva, com toda a saúde, com todo sentido, e isso foi propositadamente. Isto porque a vítima teria que sentir o calor do fogo dos nossos pecados, e ainda tinha que sentir todas as nossas enfermidades.

II.               O Que Significa Altar e Para que Altar?O altar nos proporciona muitas coisas importantes.

a)           Primeiramente o altar nos dá condição de chegarmos a Deus. Foi exatamente isto o que aconteceu com Abel ao oferecer o sacrifício. O altar nos dá condição de chegarmos até a presença de Deus.

b)          Em segundo lugar o Altar nos possibilita sermos usados pelo Senhor. Eu preciso oferecer sacrifícios que agrade a Ele, e em compensação ele estará comigo, me abençoando no que eu faço. Só através do altar que Ele nos possibilita a sermos usados por Ele.  Somente o altar é que nos dá possibilidade de um encontro com Deus verdadeiro, somente este altar nos possibilita, o uso pelo Senhor. [Isaías 6. 6]. No altar sempre existe uma brasa poderosa e Deus estar sempre interessado em nos tocar para nos purificar.

c)           Em terceiro lugar o Altar é lugar de milagres. Em Gênesis 15. 7 – 11, 17, 18]. A Bíblia registra que quando Abraão colocou a vítima sobre o Altar, Deus demorou tanto a mandar fogo sobre o altar. A ordem era que ele não tocasse fogo no altar, deveria ficar um determinado tempo esperando que o fogo viesse. E o fogo demorou, e as aves do céu começaram a rodear as vítimas para comer suas carnes, e Abraão enxotava as aves, mas Abraão era homem e ele se cansou e madornou e quanto isto aconteceu um milagre. Deus apareceu para Abraão e logo após, desceu fogo do céu e queimou as vítimas que estavam colocadas no altar. O altar que Elias ofereceu a Deus diante dos profetas de Baal [I Rs 18. 32, 38]. “Então, caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego”.

ž    O primeiro milagre é o milagre da salvação;
ž    O milagre da transformação de conduta;

ü   O altar é a posição espiritual onde nossas forças serão renovadas no Senhor.
ü   O altar é posição de constante contato com Deus. É uma via de mão dupla. É lugar de constante abertura para Deus.
ü   Levantar um altar significa colocar Deus em primeiro lugar antes de qualquer outra coisa.
ü   O altar é lugar de comunhão e intimidade.
ü   O altar depende de comunhão com Deus e com os demais.  [Mt 5. 23 – 24]. Deus exige condições para chegar ao altar.

III.               É Tempo de Edificar o Teu Altar ao Senhor 

1)          O Altar valoriza o homem, a mulher perante Deus;
2)          Vidas no Altar é caminho que nos leva a Deus;
3)          Quem coloca a vida no altar paga um alto preço;
4)          Vidas no Altar produz avivamento;
5)          Que colocar a vida no altar é Recompensado;
6)          O Cristão que coloca a vida no altar alcança vitória.

Conclusão: O Altar de Deus é o lugar do despertamento espiritual. A nossa vida está colocada no Altar de Deus, para obedecê-lo, glorifica-lo, para receber dele um despertamento espiritual e para nos colocarmos inteiramente ao Seu serviço.

Mensagem preparada para pregar num Congresso de Mulheres em Brás de Pina – RJ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL