UMA FAMÍLIA EM CRISE







UMA FAMÍLIA EM CRISE
Texto-chave: Rute: 1. 1- 2

§   Uma Palavra Antes da Mensagem: Deus dar uma importância tremenda a Família, por isso deixou registrado 474 vezes na Bíblia referencias sobre a FAMÍLIA. A Família é a mais Antiga Instituição da raça humana. Ela foi estabelecida antes do Estado e da própria Igreja, ou outra instituição humana.

§   A Família é a única instituição Bíblica que vem antes da entrada do Pecado no mundo. [Gn 1. 26, 31; 2, 18 – 25].

§   A Família é a Unidade Básica da Sociedade e tem um profundo significado no plano de Deus. Deus foi seu arquiteto e o originador da Família. Deste modo a família deve a Ele a sua origem, lealdade e adoração.

Introdução: - Através de toda a Bíblia vemos Deus sempre abençoando a Família e cuidando dela de muitas maneiras. O Primeiro capítulo do livro de Rute, [Rt 1. 1 – 22] vai contar a história de uma família abençoada, mas que sofre uma tragédia no percurso vida. Mas termina com um Final Feliz! [1.1; 4.].

§   A primeira coisa que aprendemos que não é pelo fato de Deus nos abençoar e cuidar de nós que não vamos passar por crises e dificuldades na vida. Mas algumas delas, podemos até evitar!


I.               Quem Era e de Onde Era esta Família? [Uma Família Completa: Marido, Mulher e Filhos, e bem sucedidos] comp.: v. 19.

1.           Esta família era de Belém de Judá. - Belém significa “casa de pão”.

2.           O Marido se chamava: Elimeleque, seu nome significa: “meu Deus é Rei; em Israel o nome estava ligado ao caráter da pessoa; ele podia ter se valido disto na hora da crise!  Porém, diz o texto que ele “Saiu a habitar na terra de Moabe” [v. 1]. O que aprendemos com este homem/Marido?

§   No momento de desespero, escassez, de crise, seja ela qual for: antes de tomar qualquer decisão precipitada, de ir, de fazer, invoquemos o Nome Poderoso que estar em nós – JESUS, que significa “Javé é a Salvação; em II Samuel 22. 51 diz:  “Ele é a torre das Salvações”. Para todas crises, em todas as áreas, em toda a nossa vida. Ele é a nossa Salvação...

3.           A Esposa se chamava: Noemi, que significa: “Agradável”, “Encantadora”, “Amável” “Doce”; com certeza era uma mulher interessante, carismática; sorriso agradável e fácil, e com certeza, afamada e querida pelos seus amigos e vizinhos na cidade que morava!

A psicologia diz que quem nasce assim, tem 50% da vida ganha! Só falta correr atrás da outra metade; é uma benção ter nascido assim. E uma mulher precisa saber utilizar este dom dentro do lar, com seu marido, seus filhos e com todos que a cercam. A própria vida abre “portas” para este tipo de pessoa! Quem sabe ela era do temperamento “Sanguíneo”, gostava de sorrir, brincar, conversar com as vizinhas, cozinhar...!

[Ela devia ser uma sanguínea mesmo, porque os sanguíneos, são os que mais gostam de comer, é o que mais fica irritado quando não tem o que comer! O marido desta mulher deve ter ficado realmente desesperado, sem saber como ia alimentar não só os dois filhos, mas principalmente aquela mulher, que com certeza era a sua alegria!!!]



§   O Que fez Noemi Ficar Amarga e até Colocar a Culpa em Deus?

ü   – Vs. 18 - 20: “Noemi... pobre” – Noemi partiu para Moabe completa: com um marido e dois filhos. Mas agora retorna a Belém vazia. A única família que possuía era Rute. Em apenas 10 anos, Noemi perdeu o Marido e dois filhos!

A pergunta das mulheres: (v.19) expressa à perplexidade delas com o fato de essa mulher, cuja situação anterior refletia o seu nome (“agradável”, “doce”), estar agora em condição tão adversa. Noemi não hesita em dizer que isso venha do Senhor.

Mas...

§   Tudo isto começou quando ela e seu marido tomaram a decisão de “Sair[v. 1], e isto ao sabor das emoções; sem antes pedir orientação de Deus, que era o “rei” na vida deles!

§   Interessante é notar que só no v. 6, o nome “SENHOR” vai ser mencionado. Esta é a primeira menção do nome de Deus na história. O próprio Deus está no centro do livro. Este versículo ilustra a misericórdia dele, que sustentou até mesmo Seu povo desobediente com comida. Ele visitou Seu povo tanto para abençoá-lo quanto para discipliná-lo!



§   O Que Aprendemos Com Esta Família?

A Crise vem numa hora que ninguém espera! Crise é Conflito! Crise é Tensão! Crise é Anormalidade! As coisas saíram do nosso controle!  - E não podemos tomar decisões SEM ANTES ir ao nosso Deus que tem a resposta certa para tudo. Resposta para nossa FAMÍLIA. Resposta para os nossos conflitos interiores. Enfim! Ele é a RESPOSTA.

ü   Se Elimeleque tivesse pedido a orientação do “Rei” que estava na sua vida, ele mesmo não teria morrido e nem seus filhos. Além do mais, foi para uma terra pior do que a terra de Belém.

ü  Você que é o Líder da sua Família, como tem sido as suas decisões nos momentos de crise? Age sem pedir orientação ao Senhor da sua Vida? Vai pra onde quer, faz o que quer? – As consequências são sempre tristes!

4.           Os nomes dos dois filhos, Malom e Quiliom, significam “doentio” e “fracassado”, respectivamente. A morte prematura desses dois filhos em Moabe mostrou que seus nomes eram apropriados (Rt 1. 2, 5). O filho mais velho casou-se com a moabita: Rute, seu nome significa: “Amizade”. E o segundo filho Quiliom casou-se com a moabita Orfa, seu nome significa: “Corça Nova”; ou ainda pode significar “Pescoço”, um termo referente à beleza física naquela cultura. – Os dois morreram sem deixar filhos!

§    Porém... O Senhor é o Deus da Família! Ele se preocupa com a Família, luta por ela... sabe que o Diabo, nosso adversário, também luta contra família. E assim como Ele deu um retorno maravilhoso e feliz para Noemi, apesar de tudo! O Senhor quer que todas as Famílias tenham um final feliz com Ele. Se por ventura tomaram alguma decisão que levaram a alguma desventura, a HORA do RETORNO chegou! Volte a Casa de Pão... Pão fala de alimento... De fartura... De felicidade.


Conclusão: - Daquela Família que partiu, só restou Noemi; porém nosso Deus honra quem é fiel a Ele; e Noemi foi fiel a Deus quando resolveu partir de volta ao ouvir a falar do SENHOR.

(vers. 6: “Então, se levantou ela com as suas noras e voltou dos campos de Moabe, porquanto, na terra de Moabe, ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão”). E termina a história desta família no cap. 4. 14 – 16, dizendo que Noemi “tomou o menino, e pôs no regaço, e entrou a cuidar dele”. V. 16. Deus por misericórdia mudou aquela tragédia familiar em benção.

Pode Algo Bom Vir de Moabe?

§    O nome Moabe [Rt 1.1] relembra dois incidentes desagradáveis: o nascimento de Moabe e o problema que seus descendentes  causaram a Israel durante sua difícil jornada até a Terra Prometida. [Gn 19.30-38; Nm 22-24].

§    Pode algo bom vir de Moabe? – Sim! - De Moabe veio Rute; de Rute, Obede; de Obede, Jessé e Davi [Rt 4. 18 – 22], e por intermédio de Davi veio Jesus Cristo [Mt 1.1, 5,6].

Mensagem a ser pregada amanhã na Igreja da Taguara 
Pastor, Francisco José - Ministério Crescendo em Fé.
Rio, 27 de outubro de 2012.
Culto da Família...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS

"OS 5 TIPOS DE FILHOS QUE POSSUEM NA BÍBLIA"

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DO ALUNO DA ESCOLA DOMINICAL