DIACONIA
Diaconia: A Serviço de
Deus Diaconia é sem sombra de dúvida uma palavra que trás consigo um dúbia
interpretação, por esta razão, há na igreja contemporânea uma disfunção quanto
a sua aplicabilidade correta.
Numa visão mais detida Diaconia, deveria ser
um estilo de vida calcada na transformação do novo cristão, tomando como linha
mestra o próprio Jesus Cristo. Na visão bíblica diaconia, tem sua atuação
através da vocação de todo àquele que se decide por Jesus em sua vida, porque a
Igreja de Jesus é chamada e vocacionada por Cristo a ser uma Igreja diaconal.
Para tanto é necessário buscarmos entender o real significado do termo
DIAKONIA, na Bíblia especificamente no Novo Testamento. Sua semântica é
extremamente rica, no que diz respeito a sua aplicação nos diversos momentos do
NT.
Diaconia aparece em três formas:
1. Diakoneo:
Servir (verbo)
2. Diakonia:
serviço (substantivo)
3. Diakono:
diácono (substantivo) DIAKONEO verbo Servir Diakoneo significa ser servo, ser
assistente, servir, esperar em, ministrar, prestar qualquer tipo de serviço.
(servir) este verbo é utilizado no NT de diferentes maneiras.
A) Na antiga
Grécia e Roma, assinala um serviço público e ou escravo, realizado
somente para sobrevivência e manutenção da vida, em Roma havia os restaurantes
públicos abertos a toda população e o garçom (Diakono realizava sua ação de
Diakonia).
Também retrata os serviços domésticos realizados
para preparar refeições aos convidados, e servir às mesas. Em Lc 10: 40 vemos
Marta servindo os convidados em sua casa.
B) DIAKONIA
serviço (substantivo): refere ao cargo e trabalho de um diakonos. Esta palavra
surge no NT 34 vezes. Diakonia é em suma uma ação integralizadora da igreja
onde sua atuação descreve na prática o que o próprio Jesus ensinou em Mc 10: 45:
“Mas o filho do homem não veio para ser
servido, mas para servir, e dar sua vida em resgate de muitos”. Jesus serve
ao homem até sua morte, este exemplo deve ser vivido e praticado pela igreja
como agencia permanente de ações pacificadoras, não excludente e sim inclusiva,
formadora de caráter e medicadora da salvação em Jesus Cristo. São muitas as
dificuldades encontradas pela ação diakonal na atualidade, pois sua atuação é extremante
austero e sem corpo aparente, ou seja, não fornece status a quem pratica esta
ação, vemos em At. 6 na instituição dos primeiro diakonos, nasce do clamor das
viúvas helenista em sentir-se desprezadas no cotidiano da igreja, e foram
escolhidos sete homens para cuidar desta área que tornou-se a primeira menção
de uma organização em assistência social da igreja primitiva, contrariando ao
pensamento cristão continuado, este momento não foi a instituição do cargo
eclesiástico de diácono que seria instituído pelo apóstolo Paulo anos mais
tarde. Jesus cuidava do homem como um todo, ele conhecia a natureza do homem
dotado de espírito, alma e corpo.
Corpo: Soma massa
corpórea constituída de necessidades biológicas fisiológicas entre outras, o
Senhor conhecia bem esta questões necessárias.
Alma: Psique centro
das emoções, pensamento, intelecto onde reside o ser inteligente sua
articulação como o mundo exterior sua forma básica de adquirir conhecimento
concatenando pensamento através do seu cognicismo.
Espírito: Partícula de
Deus concedida ao homem que lhe da comunicação com seu criador. Melhor
entendendo o substantivo diakonia (serviço), no novo testamento inda permanece
a ideia de comunhão á mesa como serviço peculiar. Pensamos no partir do pão,
entre os irmãos em decorrência do amor ágape, este serviço não envolve apenas
recursos financeiros e os bens, mas também, o corpo e ávida, na ação imediata dos
irmãos impulsionados pelo amor de Cristo. Visão diaconal do ser humano. A nossa
fé depreende que o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus. O
criador manifesta seu desejo em garantir dignidade e valor a cada pessoa, não
importando para ele sua situação social, cultural ou econômica.
A prática diaconal sempre defendeu a dignidade
e os direitos dos menos favorecidos na sociedade. Desta forma a igreja diaconal
não só defende a dignidade de toda pessoa, mas aposta também em sua capacidade
de participar na formação do seu futuro.
Nesta missão, ajudar significa possibilitar ao
outro desenvolver os seus dons para que possa ser um auxiliador do outro. A
ação diaconal surge do amor polariza na caminhada da igreja em seu ministério.
Pr. Prof. Paulo Roberto dos Santos
Fonte:
Diaconia um chamado para servir: Gisela beulke(org.) Visão Bíblica da diaconia:
Pr. Fred Bornshein. Diaconia, fé em ação: Kjell Nordstokkr(org.) Bíblia de
estudo pentecostal
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