BEM VINDO A TODOS!

sábado, 28 de dezembro de 2013

TEMA A DEUS EM TODO O TEMPO






ADMEP – ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO
ESTUDANDO A PALAVRA


EBD - Escola Bíblica Dominical
DEC -  Departamento de Educação Cristã

                   
                                                                          Tema:

TEMA A DEUS EM TODO O TEMPO

29 de Dezembro de 2013


TEXTO ÁUREO


“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: 
Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”.

Eclesiastes 12. 13


VERDADE PRÁTICA


Obedecer aos mandamentos do Senhor é a prova de que vivemos uma vida justa diante dos homens e de Deus.


 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:

Eclesiastes 12. 1 - 8


Objetivos

§   Saber – que somos criaturas, Deus, o Criador

§   Explicar os dois grandes momentos da vida (juventude e velhice) e as duas dimensões da existência humana (corporal e espiritual).

§   Guardar -  os mandamentos do Senhor e praticar a sua justiça.


Introdução- O último capítulo de Eclesiastes é um poema belíssimo sobre a decadência inexorável da vida de cada um de nós, ou seja, o envelhecimento que nos acomete a todos os que tivemos o prazer de passar pela juventude e ver os anos bons em que tínhamos força, curiosidade e vitalidade para experimentar os prazeres da vida, desde os mais simples até os mais complexos. 


Eclesiastes 12. 1 – 8:
- Muitos intérpretes alegam que este poema é uma alegoria da terceira idade. Esta é a visão que advogamos aqui. Outras interpretações são: (1) a descrição do inverno como metáfora para a velhice; (2) a descrição da reação das pessoas a uma tempestade assustadora; (3) a imagem de uma casa desmoronada representando o fracasso dos esforços humanos; e (4) a decadência de uma casa simbolizando a morte e a fragilidade humana.




I.UMA VERDADE QUE NÃO PODE SER ESQUECIDA

Uma verdade que não pode ser esquecida: Somos Criatura; há um Criador.


(12.1) = “Lembra-te do teu Criador”. Salomão não está sugerindo um mero reconhecimento da pessoa de Deus; usando termos bíblicos vigorosos, ele convoca o homem aos atos adequados que acompanham esse reconhecimento. Por exemplo, quando o Senhor se lembrou de Ana (I Sm 1. 19), Ele fez mais do que simplesmente trazê-la à memória; Ele agiu em seu favor, e ela concebeu um filho. Ao lembrarmo-nos dele, devemos fazê-lo com Pensamentos, Palavras e Ações. Somos as Criaturas e Ele o Criador. (vers. 1).


II.    OS DOIS GRANDES MOMENTOS DA VIDA
 Os dois grandes momentos da vida que o sábio apresenta no Eclesiastes são a juventude e a velhice.




(12. 2):  – “Antes que se escureçam o sol, e a lua, e a lua, e as estrelas...” Esta passagem contém metáforas de um dos sinais típicos da velhice: o enfraquecimento da visão. Ainda que na juventude houvesse momentos de nuvens carregadas, isto é, problemas e desânimos, não tardava vir o sol e logo o espírito se renovava.  Na velhice, porém, os dias ensolarados desaparecem, e a cada intervalo do aguaceiro as nuvens tornam a surgir prometendo ainda mais chuvas.

(12. 3):  - O versículo 3 a 6 listam as enfermidades que vão acometendo a pessoa à medida que ela envelhece, prejudicando-a no ato de servir a Deus. Se a casa representa o corpo que envelhece, então os guardas são os braços e aspernas. Estas se curvam pela fragilidade, o que se verifica na sentença se curvarem os homens fortes; por isso, não se deve confiar na sustentação dos joelhos.

(12. 3):  - Salomão faz uma analogia entre a casa e o corpo envelhecido. Os guardas da casa representam os braços e asmãos. Anteriormente fortes e alertas, agora tremem enrugados e curtidos pelo tempo.




§   Os homens [...] fortes representam as pernas e coxas. Anteriormente vigorosas e de aparência atlética, agora andam tortas como dois sinais de parênteses encurvados pelo peso do corpo.

§   A expressão cessarem os moedores, agora poucos, alude aosdentes, que, cada vez mais raros e fracos, não conseguem mastigar a comida tão bem quanto antigamente. Por fim, o último traço característico dessa fase da vida é apontado na declaração se escurecerem os que olham pelas janelas, referindo-se aos olhos quando começam a perder a visão.


§   E se escureceram os [...] olhos nas janelasA cegueira progride rapidamente. Para contê-la, é necessário usar lentes bifocais, depois tri focais e, em seguida, fazer cirurgia para remover catarata. No fim, só é possível ler letras grandes com o auxílio de lentes de aumento.




(12. 4): -E as duas portas da rua se fecharem[...] se fecharam, alegoria para se referir aos lábios cerrados que já não conseguem elevar a voz. Para concluir as metáforas desta passagem, e todas as vozes do canto se baixarem;remetem à audição; portanto, a capacidade de deleitar-se com a música diminui.


(12. 5):  - A sentença temerem o que está no alto se reporta às coisas banais do cotidiano que passaram a ser ameaçadoras. Os idosos desenvolvem acrofobia, ou seja, medo de lugares altos. Temem subir escadas, observar a vista do topo de prédios altos ou mesmo embarcar em aviões.

§   Por causa da perda da confiança, espantam-se no caminho, isto é, temem sair sozinhos ou à noite.


§ De modo geral, o florescer da amendoeira é entendido como uma analogia aos cabelos brancos que perdem a cor rapidamente e depois caem.


 


§ O gafanhoto pode ser interpretado de duas maneiras: trata-se de um peso, no sentido de que até os objetos mais leves são pesados para os idosos carregarem, ou então consiste na imagem de um idoso andando encurvado e torcido, movendo-se de modo errático e convulsivo como o gafanhoto.


 


§ O apetite natural diminui ou desaparece completamente: Quanto ao ato de perecer o apetite, geralmente é entendido como o desejo sexual que vai desaparecendo. Então, vem a morte, a ida para a eterna casa – morte: a sepultura. Em breve, o corpo será conduzido em cortejo fúnebre pelas ruas da cidade.


(12. 6): - Alguns estudiosos interpretam “Antes que se quebre a cadeia de prata ...”  Se refere à coluna vertebral, assim como se despedace o copo de ouro, ao cérebro. Uma das hipóteses quanto à expressão se despedace o cântaro junto à fonte é que isso aluda a um coração falho. Ainda neste sentido, o sistema de veias e artérias que se difundem a partir do coração poder ter parecido aos antigos com as traves de uma roda, por isso a frase se despedace a roda junto ao poço.

§   Se interpretados em conjunto, o cântaro e a rodasimbolizam o sistema circulatório e a subsequente interrupção do movimento de sístole diástole da pressão sanguínea.


III.AS DIFERENTES DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA

As duas distintas dimensões da existência humana encontradas no livro de Eclesiastes são a corporal e a espiritual.
  
(12. 7):  “...e o pó à volte à terra.” – Estas palavras claramente se referem ao destino único de todos os descendentes de Adão e Eva. - Pó à Terra se refere ao nosso corpo que é constituído de barro. Veio do barro e para o barro voltará. O espírito do homem é imortal e terá que ir para o seu destino presença de Deus ou separação eterna de Deus. De qualquer maneira, até os incrédulos deverão comparecer diante de Deus antes de serem lançados para o Lago de Fogo eterno (Ap 20. 12 – 14). Os crentes estarão com Ele no momento imediato à morte aqui na terra. O Pregador conclui essa descrição com sua famosa frase “vaidade de vaidade”. O termo espírito é o mesmo empregado em trechos anteriores (Ec 3. 19, 21. 8. 8).




(12. 8):  “Vaidade de vaidade” – O estribilho de vaidade – a brevidade da vida – é repetido neste versículo. O Pregador retorna ao ponto de partida, afirmando que a vida debaixo dosol é inútil, sem sentido e vazia. Em outras palavras, pura vaidade.
É possível que o livro terminasse, originalmente, com estas palavras.

IV.PRESTANDO CONTA DE TUDO

Todo homem não deve esquecer isto: Um dia prestaremos contas de tudo a Deus.


(12.13):  - Suma Final de Salomão pode dar a impressão de que o Pregador conseguiu se elevar acima do sol, pois escreve: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo o homem”.


§   “Temer a Deus” – é um dos grandes temas de Eclesiastes e da literatura de sabedoria no Antigo Testamento. Temer a Deus implica obedecer-lhe a Ele com respeito, reverencia e admiração, servir-lhe com atitudes puras e afastar-se do mal e da adoração a qualquer outra coisa em Seu Universo.

§   As palavras “guarda os seus mandamentos” remetem aos mandamentos da Lei. Jesus os resumiu a “amarás ao Senhor, teu Deus e o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22. 34 – 40).


§   Só somos completos e íntegros quando tememos a Deus e obedecemos aos Seus mandamentos, “porque este é o dever de todo homem”. Que importância há em viver? Se seguirmos as orientações de Eclesiastes, teremos um relacionamento com Deus e encontraremos no Senhor a vida. Só assim seremos felizes.


(12.14):  - “Deus há de trazer a juízo”Este mesmo ensinamento é advogado por Paulo em 2 Coríntios 5. 10. A morte não é o fim. Toda a nossa vida será analisada pelo nosso bondoso Senhor (Ec 3. 17. A vida deve ser vivida com fé visando os valores do Deus eterno.


§   Sem dúvida, o motivo básico para temer e obedecer a Deus está ligado à vinda do Juízo final. Os cristãos devem ser eternamente gratos pelo Salvador, pois ele nos livrou desse tipo de medo.


                                                           Glória a Deus!!!


 


CONCLUSÃO -  O livro tem um tom melancólico e no final se encaminha para o desespero: 12.8 é o fim da argumentação existencial, de crise. Então vem a resposta para o uso da vida. Começou em 12.1 e conclui em 12.13. Conferir com Salmo 37.25 e 2 Timóteo 4.7-8. Estes versículos respondem à questão do autor de Eclesiastes.

                                                         Professora, MARIA VALDA
                                                                            ADMEP



A ADMEP DESEJA A VOCÊ ALUNO:


FELIZ 2014

SENDO ALUNO DA EBD!

A QUEDA DE SALOMÃO


O ERRO DE SALOMÃO NÃO FOI SE ENVOLVER COM CENTENAS DE MULHERES E CONCUBINAS, MAS O SEU DESPREZO PELO CONSELHO DE DEUS


Se por um lado a sabedoria e riqueza que Deus deu a Salomão trouxeram-lhe a glória que nenhum rei na face da Terra teve e jamais terá, por outro lado também a sua idolatria foi capaz de lhe roubar tudo o que tinha e ainda causar tamanho estrago, de maneira tal, que nunca mais Israel foi o mesmo. E foi assim que a destruição começou em Israel:
"Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.
Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.
Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim, fez Salomão o que era mau perante o Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses." 1 Reis 11.1-8
O erro de Salomão não foi se envolver com centenas de mulheres e concubinas, mas o seu desprezo pelo conselho de Deus. Ele sabia que não deveria tomar mulheres dentre as nações que não criam no mesmo Deus de Israel, pois havia essa ordem da parte do Senhor para o povo de Israel. Mas Salomão se deixou levar pela vaidade de seu coração de ter entre as suas mulheres aquelas que eram princesas em seus países.
Deus jamais erra nas palavras! Quando pronuncia algum mandamento, Ele não quer amarrar os Seus seguidores, não. A verdade é que, como onisciente, sabe antecipadamente de todas as consequências com respeito a uma atitude contrária à Sua Palavra. Então, como uma prevenção, Ele nos aconselha a não tomar determinadas atitudes, que certamente nos destruirão.
Deus não havia proibido Salomão de tomar mulheres, tantas quantas quisesse, mas já prevenira a Seu povo que não casasse ou se aliasse com os de outras nações, pois com certeza lhe perverteriam o coração. Como Salomão desobedeceu ao Senhor, naturalmente achando que a sua grande sabedoria iria lhe guardar os pés de se contaminar com a fé pagã de suas mulheres, provou a Deus que o seu coração não era totalmente dEle.
Na realidade, o fato que mais se acentua na queda de Salomão aconteceu no seu coração. Ele começou muito bem, obedecendo à Palavra do Senhor em detalhes. Todavia, os seus olhos foram sendo seduzidos, primeiramente pelas aparências das mulheres estrangeiras e, finalmente, pela submissão aos seus conselhos diabólicos. Quer dizer: Salomão foi transferindo a fidelidade do seu coração ao Deus de seus pais Abraão, Isaque, Israel e Davi para os deuses de suas mulheres.
Ficamos imaginando o que a Igreja do Senhor Jesus seria se os homens que um dia foram escolhidos e ungidos por Deus tivessem casado com mulheres também chamadas e ungidas por Deus. Temos presenciado, infelizmente, muitos homens se deixarem levar pelas aparências e, como  consequência, serem traídos pelos seus sentimentos.
Uma aliança através do matrimônio pode definir o futuro de um povo, como foi o caso de Salomão. Assim também muitas igrejas têm sido abaladas e até destruídas pelo fato de seus líderes subestimarem o valor de uma mulher de Deus.
Quem quiser saber se um rebanho é forte, basta olhar para o seu pastor e sua esposa. Se ela é de Deus, o pastor será bem-sucedido e, consequentemente, todo o rebanho; se não é, todo o esforço será inútil, a não ser com intercessão junto a Deus para que transforme a sua esposa, e isso, efetivamente, seja feito, porque, do contrário, é muito difícil dar certo.
Por isso, o apóstolo Paulo, dirigido pelo Espírito Santo, exorta os cristãos fiéis a não se posicionarem em jugo desigual com os incrédulos, isto é, a não se casarem com pessoa que não participe da mesma fé. E não adianta a pessoa achar que a outra crê em Deus, apesar de pertencer a outra religião, mas acredita no Senhor Jesus, ou é de outra denominação, não!
O ideal é que o rapaz cristão se case com moça cristã da mesma denominação, porque ambos se "alimentarão do mesmo prato, com o mesmo tempero". Isso é muitíssimo importante, não apenas para o futuro do casal mas, sobretudo, da própria comunidade cristã.
Salomão não pôde evitar o desvio da fidelidade do seu coração ao seu Deus porque, como um homem já idoso, afastado da sua fé original e, consequentemente, debilitado de forças, tornou-se ainda mais dependente daquelas mulheres, que, cheias de demônios, não precisaram fazer muita força para o conduzirem para o maior e mais abominável pecado contra Deus, ou seja, o pecado da idolatria.
Essa transgressão é a que mais provoca a ira de Deus contra o homem, uma vez que leva o ser humano a juntar-se ao diabo e virar-se contra Deus. O afastamento do Criador enfraquece a criatura; e o enfraquecimento da criatura fortalece o diabo. Daí, vem o caos em todo o planeta.
A ira de Deus contra Salomão
"Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera. E acerca disso lhe tinha ordenado que não seguisse a outros deuses.
Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe ordenara. Por isso, disse o Senhor a Salomão: Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo. Contudo, não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o tirarei. Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi." 1 Reis 11.9-13
Como toda semente produz fruto, o pecado da desobediência custou a Israel duas grandes penalidades: a primeira aconteceu na casa de Salomão, pois o seu filho, Roboão, perdeu noventa por cento do seu reino, ficando esta parte justamente com um servo da casa de seu pai. Isso foi humilhante para a casa de Davi e em especial para Roboão.
Imagine o empregado tomar posse de noventa por cento da herança. Os dez por cento do reino de Israel somente ficaram com o filho de Salomão por causa do amor e consideração de Deus com Davi; não fosse isso, a casa de Davi seria absolutamente apagada de Israel.
E o pior é que aquele templo tão suntuoso e tão expressivo espiritualmente deixou de sê-lo, porque a presença de Deus já não mais estava lá. Todos os objetos da Arca da Aliança já não tinham mais razão de ser; perderam totalmente a função, pelo fato de o Senhor abandonar aquele templo.

ENTREVISTA COM O PR. ANTÔNIO GILBERTO


ENTREVISTA COM O PR. ANTÔNIO GILBERTO

Pr. Antônio Gilberto



Mulher no Ministério! Tá Brincando?!




Seara News - Um assunto polêmico, cujo debate já dura por décadas, é o ministério pastoral feminino. Hoje algumas Assembleias de Deus já reconhecem a ordenação de mulheres. Existe respaldo bíblico-doutrinário para isso?



Pra. Maria Valda - Pastora da ADMEP


Pr. Antônio Gilberto - Não, não e outra vez não! Não existe! Ordenação… Mulheres no Santo Ministério, tanto venham. Inclusive muitas vezes elas fazem o trabalho melhor do que os homens. Mas ordenar para o Santo Ministério, não tem base nas Escrituras. E como é que isso está acontecendo? É a igreja a culpada e a igreja vai prestar conta disso. A igreja que eu digo não é a igreja o prédio, os responsáveis vão prestar conta disso. Jesus nunca ordenou mulheres. O apóstolo Paulo que é um paradigma, não separou, nunca ordenou mulheres. Agora, mulheres trabalharem no Santo Ministério, tanto venham. Cantoras, professoras de escola dominical e etc. Mas irmão Gilberto, e diaconisa? Lá no livro de Romanos o apóstolo Paulo disse que aquela irmã era diaconisa na igreja de Cencréia. Onde está isso no original? Não existe! Sim, mas o comentário que eu li diz que era diaconisa. Conversa! No grego está na forma masculina, ou seja, Paulo deixou aquela mulher ali provisoriamente, ou então o trabalho era novinho e não tinha homem nenhum para exercer o diaconato, ele disse vem cá “fulana” (Febe), faz o trabalho aqui, a obra de Deus não pode parar por causa de problema humano. Está no masculino.



Uma vez um pastor presidente de uma grande e renomada convenção, nós estávamos juntos em Goiânia ministrando, e ele no hotel conversando comigo, disse: “estou agora na presidência, vou incentivar, irmão Gilberto, o diaconato das mulheres que está praticamente parado. O que o irmão diz?”



Pra. Márcia Teixeira - Igreja Cara de Leão


- Eu prefiro primeiro que o senhor que é o chefe, me dê alguma coisa.

Ele disse: “eu me baseio lá em Rm 16, Febe, aquela irmã que era um tesouro na igreja de Cencréia (inclusive quando os irmãos forem a Grécia visitem as ruínas de Cencréia. Eu fui lá visitar, só tem ruínas, e eu fiquei pensando onde é que ficaria aqui a casa dela, porque tudo indica que era uma mulher de muito dinheiro.


Paulo disse: “ela me hospedou muitas vezes, e hospedou a muitos”), que era diaconisa, a Bíblia em português diz: que serve ao Senhor na igreja de Cencréia, outra versão que eu tenho diz que ela servia como diaconisa”. Eu me calei, e ele disse: “uma segunda passagem, irmão Gilberto, que eu tenho em mente é lá em Timóteo quando a Bíblia diz: e as mulheres…”´


Pastora Maria Valda com os Pastores em Vilar dos Teles


Eu disse: Pastor, a passagem de Romanos no original está no masculino, pode pegar qualquer manuscrito bíblico. Ou seja, ou o trabalho era novinho e não tinha homens habilitados, e o apóstolo Paulo um homem cheio do Espírito Santo, a obra de Deus não ia parar por causa de problema humano. Vem cá, Febe, exerce aqui enquanto não se prepara um homem, ou então não sei a razão, a Bíblia não explica, mas está no masculino.

“E lá em Timóteo?”

Pode pegar o termo original que a oração no grego pára, e quando diz as mulheres, são as esposas dos obreiros. Ele parou, e parou até hoje.



Pra. Sheila Magalhães (no centro) Pra. Tânia a esquerda; a dir. Pra. Nazilda e TKátia
Ministério Sal da Terra


Voltando a pergunta, o que o irmão diz disso? É anti-bíblico. E o que fazer? Quem estiver fazendo vai prestar conta a Deus. Mas infelizmente não é só ordenação de mulheres, é muita coisa que a igreja decide por ela. Eu podia fazer menção aqui, não vou, não há necessidade. Para ninguém pensar que é só esse fato: São várias coisas que a igreja faz sem ter… Por exemplo, há igrejas que só separam (consagram) obreiros para o diaconato se forem casados, não estou criticando a igreja local, há igreja que só separa (consagra) casados, porque o escândalo está sendo grande de obreiros solteiros. Enfim, a igreja que tomou a decisão, não é a Bíblia.



A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva foi consagrada a pastora em uma reunião da Convenção das Assembleias de Deus no Distrito Federal (CEADDIF), liderada pelo pastor Sostenes Apolos.



Batismo em águas: tem igreja que a pessoa se entregou pra Jesus, foi perdoada ali mesmo, foi convertida, batiza na água. Tem igreja que diz: “Não, aqui pra ser batizado tem que fazer um cursinho”. Lá na minha igreja, por exemplo, tem um cursinho de três meses, onde está isso na Bíblia? Lugar nenhum. É a igreja que decide!



Pra. Elaine Cruz - 1º Congresso de Mulheres..


Realização de matrimônio, esse caso é mais um, só que este é grave.


Então, em resumo, não tem base na Escritura, nem no Antigo, nem no Novo Testamento. Deus quer a mulher no ministério, quanto mais, melhor, para muita tarefa. Mas ordenação para cuidar do rebanho Deus reservou para o homem. De modo que esse negócio está dando problema. E os que estão na Assembleia de Deus? Vão prestar conta a Deus! Vamos brigar com eles? Deixa pra lá, vão prestar conta a Deus! Esse é que é o problema, a Bíblia diz cada um de nós. Eu vou dar conta e os irmãos vão dar conta também. Se o Tribunal de Cristo fosse coletivo…, mas a Bíblia diz cada um. Então nós temos que pensar nisso.



Pra. Maria Valda  Pregando em Embaré - RJ

Conheça Minha Apostila:

MULHER NO MINISTÉRIO! TÁ BRINCANDO?
Realmente, Jesus NUNCA chamou MULHER para o Seu Ministério
Terreno, e nem Podia JAMAIS!!!
Paulo da Mesma Forma.

Leia a Minha Apostila:

POR QUE JESUS NÃO CHAMOU MULHER PARA O SEU MINISTÉRIO TERRENO?

Este Assunto está Longe de ser Polêmico!!